´Políticas Públicas´ em pauta no Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa
As “Ações de Políticas Públicas para o desenvolvimento de pequenos negócios” nortearão o IV Congresso Norte e Nordeste da Pequena Empresa e do Empreendedor Individual – Brasil Com Oportunidades!, nos dias 13 e 14 de maio, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na condução das temáticas, palestrantes renomados e especialistas apresentarão assuntos de interesse para a classe empresarial, os gestores municipais, estudantes, consultores das áreas contabilistas, as instituições privadas e a Administração Pública.
A abertura do Congresso está marcado para às 19 horas, com a presença de autoridades e um público de empreendedores, lideranças no âmbito regional e nacional das diversas entidades representativas do segmento das Micros, Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual. O início dos trabalhos será marcado pela Palestra Magna a ser ministrada pelo gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quik com foco no desenvolvimento de políticas públicas para os municípios visando criar um ambiente favorável para a geração e atração de investimentos locais.
O palestrante convidado é Engenheiro Civil formado pela Fundação Educacional Minas Gerais/Escola Kennedy, com especialização em engenharia de tráfego. Também é Engenheiro de Planejamento e Produção e especialista em Políticas Públicas pela Unicamp. Atualmente, Bruno é gerente de Políticas Públicas e coordenador da Assessoria Legislativa e responsável técnico pela avaliação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Sebrae Nacional.
De acordo com o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, o evento é um chamamento importante aos prefeitos, secretários e vereadores para que possam desenvolver ações de políticas públicas nos seus municípios. “Esperamos contar com a presença dos gestores públicos acompanhados de seus secretários e técnicos para que possam discutir e ampliar o leque de oportunidades para os seus municípios, a partir de investimentos estruturantes nas cidades”, destacou Valdir.
Temáticas - O segundo dia do Congresso está previsto para às 8 horas, com o credenciamento e a abertura dos trabalhos, que segue até às 17h30min. A primeira abordagem destacará as “Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais (Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Desenbahia)” por especialistas das instituições, seguida por “Compras Governamentais”, a ser conduzida pela advogada Ana Carina e a secretária de Educação do Município de Itabuna, Dinalva Melo. O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça abordará sobre “Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar”.
Na sequência das discussões especialistas abordarão sobre o “Desenvolvimento Sustentável Local”. O consultor paranaense João Carlos de Oliveira estará desenvolvendo a palestra motivacional: “Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados”. Com o tema: “Sua Empresa no Rumo Certo”, o contabilista e presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (FAMPEC-AL), Cícero Berto Santos apresentará ferramentas indispensáveis para uma gestão lucrativa e eficiente. Para finalizar, o estudante de Engenharia da FTC, Eduardo Loureiro falará sobre “Sustentabilidade: Sua importância na Pequena Empresa”.
Locais de inscrição - As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas na sede da AMPESBA (Edifício do Sindicato Rural, na Praça Adami, em cima do Banco BMG); Cia Júnior, na Uesc e no estande da CDL, localizado na Praça Adami, em Itabuna. De acordo com Valdir Ribeiro, a associação estará oferecendo alimentação no próprio local, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde, lembrando que os participantes receberão um certificado com carga de 15 horas. Mais informações pelos telefones: (73) 8825-5181 / 9168-4913 ou através do endereço eletrônico: ampesba@yahoo.com.br.